Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
Por que preciso de um Sistemas de Gerenciamento de Energia (SGEn)?
Agosto 23, 2023 smartadmin

Por que preciso de um Sistemas de Gerenciamento de Energia (SGEn)?

Posted in Uncategorized

Existem diversas maneiras de alcançar bons resultados em eficiência energética ou conservação de energia, sendo que um bom caminho para isso, é implantar um sistema de gerenciamento de energia. Mas o que é gerenciamento de energia? Trata-se de uma forma inteligente, racional e sistematizada de reduzir e controlar o consumo e, portanto, os custos com energia elétrica, resultando em eficiência energética (EE) e aumentando a competitividade de um negócio.

Essencialmente, o gerenciamento ou gestão de energia está relacionado com o uso planejado e mais assertivo possível da energia consumida, produzindo mais, de forma mais eficiente e utilizando cada vez menos recursos naturais. Em um ambiente produtivo industrial, por exemplo, as medidas de conservação de energia ou de eficiência energética (EE) adotadas, geralmente possuem caráter temporário, pontual ou corretivo visando atingir um resultado imediato de curto prazo.

Por outro lado, as medidas de EE geralmente requerem alterações estruturais mais profundas nos ambientes empresariais/industriais que passam, necessariamente, pelo envolvimento de todos os níveis da organização, com o objetivo de colher resultados a médio/longo prazo e frequentemente mais duradouros. Por essa razão, é preciso que a implantação de um “sistema” de gerenciamento abrange aspectos como:

  • Avaliação do ambiente para identificação das oportunidades
  • Planejamento de ações preventivas e/ou corretivas
  • Tratamento das oportunidades
  • Estabelecimento de metas e performances
  • Acompanhamento das metas e performances
  • Mensuração dos resultados
  • Novas ações para melhoria contínua

É evidente, porém, que a implantação de um sistema de gestão e controle não se resume somente aos aspectos anteriormente relacionados, tendo em vista que existem diversos modelos de gestão que podem ser introduzidos em uma organização e que geralmente trazem resultados satisfatórios. Ao mesmo tempo, seja qual for o modelo adotado é possível que a organização submeta o seu modelo ao crivo de normas técnicas internacionais de padronização ISO, como é o caso da ISO 50.001 que será objeto do nosso próximo “post”.

Referências:

https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/spe/iso-50001

http://abrinstalnovo.provisorio.ws/wp-content/uploads/2019/05/guia_gestao_de_energia.pdf

https://www.trilhoambiental.org/gestao-de-energia

https://www.way2.com.br/blog/gestao-de-energia/

Jaime Scussel

Diretor Executivo

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp