Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
Qual a relação entre “Sistemas de Gerenciamento de Energia (SGEn)” e ISO 50.001?
Agosto 23, 2023 smartadmin

Qual a relação entre “Sistemas de Gerenciamento de Energia (SGEn)” e ISO 50.001?

Posted in Uncategorized

As normas ISO foram criadas no final da década de 1940 por uma organização não governamental de nome homônimo e sediada em Genebra-Suíça, que tinha como objetivo principal facilitar a coordenação e unificação de padrões industriais em nível internacional, disseminando as boas práticas de gestão e produção, bem como permitindo o avanço tecnológico. ISO (International Organization for Standardization) ou seja, Organização Internacional de Padronização teve sua primeira versão tratando de sistemas de gestão da qualidade em 1987, sendo que no Brasil surgiu apenas em 1990.

As principais normas ISO no Brasil são:

  • ISO   9000 – Gestão da Qualidade e Produção
  • ISO 14000 – Gestão Ambiental
  • ISO 45000 – Gestão de Saúde e Segurança
  • ISO 50000 – Gestão de Energia

Em resumo, as normas ISO são um conjunto de regras, condutas e procedimentos que visam estabelecer elevados padrões de qualidade na realização das várias atividades que estão presentes em uma organização e são relacionadas, dentre outros, à produção industrial, controle ambiental, segurança e saúde ocupacional e gestão de energia.

Especificamente sobre Sistemas de Gerenciamento de Energia (SGEn), foi criada a ISO 50.001 que oferece um caminho prático que permite que as organizações implantem, de forma estruturada e de acordo com sua realidade operacional, um SGEn robusto, facilitando a sua melhoria através de manutenção e revisão do sistema. A norma trata também das diretrizes sobre segurança e eficiência energética, podendo ser aplicada por qualquer organização independente do seu porte, setor de atuação e dos serviços e produtos por ela ofertados.

Alguns benefícios da implantação de um Sistema de Gerenciamento de Energia (SGEn) compatível com a ISO 50.001 são:

De acordo com o documento ‘Introdução ao Sistema de Gestão de Energia e ISO 50.001’, na página 11

O conceito de gestão de energia nasce a partir da constatação de que iniciativas isoladas de eficiência energética, mesmo se adotadas adequadamente na organização, não se perpetuam ao longo do tempo. A aplicação dos preceitos da gestão de energia permite desenvolver a “cultura” de consciência e cuidado em relação ao uso da energia, para que seja entendida e absorvida por todos os membros de uma organização. Além disso, proporciona, de forma pragmática, que o monitoramento do uso da energia passe a ser um componente permanente das atividades e estratégias de uma organização.

De forma geral, mudanças pontuais de tecnologia sem o devido acompanhamento sistemático das organizações, não gera valor ou consistência ao longo do tempo. Sendo assim, os benefícios decorrentes desse tipo de iniciativa, tais como a redução da emissão de gases de efeito estufa e o aumento da segurança energética e da produtividade, se mostravam demasiadamente pontuais e muitas vezes efêmeros. A ISO 50.001 baseia-se em modelos de sistemas de gestão já compreendidos e utilizados por organizações em todo o mundo, como é o caso da Gestão da Qualidade (ISO 9001) e da Gestão Ambiental (ISO 14001). 

 

No próximo post abordaremos as etapas de implementação de um SGEn frente a norma ISO 50.001

 

Referências:

https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/spe/iso-50001

http://abrinstalnovo.provisorio.ws/wp-content/uploads/2019/05/guia_gestao_de_energia.pdf

https://scoreplan.com.br/blog/2020/04/28/normas-iso/#Saiba_o_que_sao_as_normas_ISO

 

Jaime Scussel

Diretor Executivo

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp