Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
Como a IoT difere da IoT Industrial (IIoT)?
Abril 19, 2023 smartadmin

Como a IoT difere da IoT Industrial (IIoT)?

Posted in Uncategorized

É inegável que a internet trouxe inúmeros benefícios para as pessoas no mundo atual. Desde uma simples consulta sobre quase qualquer assunto ou a realização de tarefas mais sofisticadas como acionar equipamentos mesmo estando a distâncias consideráveis destes equipamentos. E o céu parece, literalmente, ser o limite para a internet e para as tecnologias que vêm a reboque dela. Quem nunca viu ou ouviu falar de IoT? Internet of Things?

A IoT ou simplesmente Internet das Coisas, refere-se à rede de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a “nuvem”, bem como entre os próprios dispositivos.

Graças ao baixo custo atual dos chips de computadores e telecomunicações de alta largura de banda, existem hoje em dia bilhões de dispositivos conectados à internet. Isso é equivalente a dizer que dispositivos do dia a dia como aspiradores, escovas de dentes, veículos, máquinas e equipamentos dos mais variados tipos, podem utilizar sensores para coletar dados, processá-los e responder de forma inteligente a um simples comando dos usuários.

A Internet das Coisas integra “coisas” cotidianas à internet, sendo que os profissionais de computação vêm desenvolvendo e incorporando a objetos (coisas), sensores e processadores cada vez mais eficientes. Tal desenvolvimento ocorre a pelo menos três décadas, porém no início o progresso foi muito lento devido ao tamanho e baixa potência dos chips. À medida que os dispositivos de computação foram se tornando menores e mais acessíveis, os chips também reduziram de tamanho ficando mais rápidos e mais inteligentes ao longo do tempo, fazendo com que o custo de integração da capacidade computacional à pequenos objetos também reduzisse.

O que caracteriza a IoT?

De maneira bastante resumida, um sistema de IoT típico funciona por intermédio de coleta e troca de dados em tempo real, trata-se de um conjunto de serviços e softwares que processam e integram os dados recebidos dos dispositivos inteligentes de IoT; as aplicações de IoT analisam esses dados e tomam decisões, sendo que tais decisões são comunicadas de volta aos dispositivos de IoT que atuam de forma responsiva.

O que é a IoT industrial?

A IoT industrial (IIoT) está relacionada a dispositivos inteligentes usados nas indústrias para gerar eficiência nos negócios. Dispositivos industriais que vão de sensores à equipamentos dos mais variados tipos, fornecem aos gestores dados detalhados e em tempo real que podem ser utilizados para melhorar os processos produtivos. Aliando-se a Internet das Coisas à Inteligência Artificial, a IoT Industrial é capaz de fornecer um entendimento mais amplo e confiável sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística, recursos humanos e produção de uma empresa, diminuindo custos e aumentando o fluxo financeiro.

 

Desse modo, a IoT Industrial pode ser aplicada ao processo produtivo para reduzir, por exemplo, o tempo de inatividade não planejado de uma determinada máquina e prever sua possível falha antes mesmo que ela ocorra. Isto, obviamente, reduz custos com paradas não programadas e envolve tecnologia de dispositivos acessórios para aumentar a segurança do operador.

Nas indústrias automobilísticas a IIoT é aplicada nas análises e na robótica orientadas por sensores que aumentam a eficiência na manutenção e nos diversos processos da linha de produção. Alguns sensores industriais são capazes de fornecer em tempo real, imagens 3D de componentes internos dos veículos facilitando e agilizando o diagnóstico e a solução de problemas enquanto.

Na logística e no transporte os dispositivos de IoT comerciais e industriais ajudam no gerenciamento da cadeia de suprimentos abrangendo o gerenciamento do inventário, parcerias com fornecedores, monitoramento e gestão de frotas e manutenções programadas. No setor de navegação as aplicações de IoT Industrial também são úteis, pois podem monitorar ativos e reduzir o consumo de combustível nas rotas de transporte, além de realizar o controle eficiente da temperatura em ambientes refrigerados (contêineres e câmaras frias por exemplo).

Assim, tanto a Internet das Coisas – IoT quanto a Internet das Coisas Industrial – IIoT, possem usos específicos e relevantes, porém tendo os princípios de aplicação muitíssimo semelhantes com bases tecnológicas igualmente semelhantes. Contudo, de uma coisa absolutamente ninguém parece ter dúvidas, ou seja, o desenvolvimento de ferramentas úteis com base na união de dispositivos inteligentes com a internet poderá chegar a níveis nunca imaginados pelo ser humano.

 

Referências:

https://aws.amazon.com/pt/what-is/iot/#:~:text=o%20AWS%20IoT-,O%20que%20%C3%A9%20a%20Internet%20das%20Coisas%20(IoT)%3F,como%20entre%20os%20pr%C3%B3prios%20dispositivos

https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot/#:~:text=A%20Internet%20das%20Coisas%20(IoT)%20descreve%20a%20rede%20de%20objetos,comuns%20a%20ferramentas%20industriais%20sofisticadas.

https://www.hitecnologia.com.br/iot-na-industria-quais-as-vantagens-e-aplicacoes/

 

Jaime Scussel

Diretor Executivo

 

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp