Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
Exemplos de como a Inteligência Artificial pode aumentar a Eficiência Energética na Indústria
Fevereiro 16, 2023 smartadmin

Exemplos de como a Inteligência Artificial pode aumentar a Eficiência Energética na Indústria

Posted in Uncategorized

Os tempos atuais estão mostrando e provando cada vez mais que os eventos, fatos e acontecimentos ocorrem numa velocidade tão incrível, que achamos que não conseguiremos acompanhar as mudanças. O que hoje “parece ser” amanhã já não é mais; a descoberta de hoje transforma-se em “coisa do passado” no momento seguinte. Assim é e está o mundo de hoje, um mundo no qual as transformações acontecem com enorme celeridade e em inúmeros setores da sociedade e segmentos industriais. E quem se arriscaria a dizer quando e se tais transformações irão cessar?

Com o desenvolvimento tecnológico recebendo incentivos e investimentos cada vez maiores, quer sejam através de capital humano ou de recursos financeiros, acredita-se que não existam motivos para que a humanidade deixe de apostar e investir em sua expansão e crescimento técnico. Nas últimas décadas, com o incremento do uso da inteligência artificial (IA), temos observado sensíveis mudanças na interação, por exemplo, entre o ser humano e as empresas. Desde um simples atendimento telefônico ou a obtenção daquele cafezinho diário em uma máquina de café, até um sofisticado e muitas vezes complexo sistema de produção robotizado hoje utilizado na indústria automobilística, notamos as mudanças que ocorreram e ainda ocorrem nas relações entre o homem e o ambiente em que vivemos. 

Contudo, o que é Inteligência Artificial – IA? No contexto da tecnologia, a IA pode ser compreendida como a inteligência demostrada por máquinas ao performarem tarefas que possuem diferentes níveis de complexidade geralmente associadas a seres inteligentes. Além disso, é também um campo de estudo acadêmico no qual o foco principal é realizar atividades e funções de forma autônoma. Embora estejamos cercados de exemplos “simples” da aplicabilidade da IA, trata-se de um conceito muito amplo e que recebe tantas definições quanto significados diferentes, sendo que é possível destacar algumas características básicas dos sistemas de IA como a capacidade de raciocínio, aprendizagem, o reconhecimento de padrões e a aplicabilidade prática do raciocínio.

Assim, podemos dizer que inteligência artificial é a junção de diversas tecnologias à serviço do homem, permitindo que as máquinas criadas por este detectem, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos dos humanos. Portanto, a IA não é só uma única “coisa”, pois cada um está evoluindo de acordo com suas necessidades e, quando aplicada em combinação com dados, análises e automação, pode auxiliar pessoas e empresas a atingirem seus objetivos. Dependendo da velocidade com a qual se escala a IA as empresas podem mudar os resultados de seus negócios e acelerar o crescimento sustentável. 

A Inteligência Artificial na prática  

A multinacional ABB sediada em Zurique (Suíça) e uma das líderes globais nas áreas de eletrificação, robótica, automação e soluções em acionamentos de motores e geradores, defende o uso de tecnologias para redução do consumo de energia elétrica e das emissões de CO2 na indústria, e por essa razão comanda uma iniciativa chamada “Movimento pela Eficiência Energética” (https://www.energyefficiencymovement.com/pt-br/).

Segundo a empresa, atualmente o setor industrial responde por 37% do uso global de energia e por 24% das emissões de CO2. E grande parte da energia elétrica consumida advém, justamente, do uso de equipamentos e sistemas elétricos necessários nos processos industriais. O principal desafio da empresa neste âmbito, é ajudar seus clientes e parceiros comerciais a entenderem que é possível investir em eficiência energética (EE) com inteligência, já que tecnologias de EE trazem um rápido retorno gerando resultados positivos para os negócios e para o meio ambiente.

No ambiente industrial a aplicação prática do uso de tecnologias pode se dar de diversas formas e no decorrer do processo de desenvolvimento dos projetos de implantação de sistemas inteligentes, é possível que novas e inovadoras maneiras de uso das tecnologias sejam descobertas. A indústria já tem feito uso da inteligência artificial (IA) para o aumento da eficiência energética em muitos casos. A seguir são relacionadas algumas possibilidades de aplicação da IA na indústria:

 

  • Otimização de processos

A tecnologia (IA) pode ser utilizada para analisar dados de processo e identificar oportunidades de melhoria que uma vez comprovadas, levam a um uso mais eficiente da energia. Exemplo: a IA pode ajudar a encontrar maneiras de mitigar o desperdício de energia em processos produtivos através de ajustes operacionais dos equipamentos ou reduzindo o tempo de inatividade das máquinas.

 

  • Diagnóstico e/ou predição de falhas

A previsão de quando um determinado equipamento poderá apresentar falhas também é outra forma de fazer uso da (IA). Além de minimizar o consumo de energia, isso permite que os problemas sejam identificados e corrigidos antes que causem interrupções de produção e paradas não programadas, o que quase sempre gera elevados custos de manutenção e produção.

 

  • Gestão de demanda

Neste caso, o uso de IA ajuda as empresas a gerenciar sua demanda por energia, por exemplo, utilizando técnicas de aprendizado de máquina para prever a demanda futura e ajustar a produção, minimizando assim, o consumo de energia elétrica e estabelecendo um equilíbrio na relação demanda/consumo. 

 

  • Alocação de recursos

A Inteligência Artificial pode ser usada ainda na alocação de recursos como eletricidade, água e outros insumos energéticos em indústrias que dependem de vários processos produtivos. É o caso, por exemplo, de indústrias alimentícias que usam IA para otimizar e controlar o uso de vapor e energia elétrica, facilitando inclusive, o planejamento financeiro das empresas.

 

  • Gestão energética em edifícios

A tecnologia, por intermédio da IA, pode contribuir também na gestão do consumo de energia em edifícios, através do ajuste da temperatura e iluminação de ambientes somente com base em dados de tempo real e padrões de ocupação. Um exemplo típico são shopping centers que, com recursos de IA, são capazes de otimizar o uso de energia de seus sistemas de ar-condicionado e resultando em economia de milhares de R$.

 

  • Aplicação de Inteligência Artificial em:

Reciclagem de água: a IA pode ser usada para monitorar e controlar os sistemas de reciclagem de água, garantindo que o tratamento da água ocorra de acordo com os padrões de qualidade adequados para sua reutilização.

Agricultura: a IA pode ser utilizada para otimizar os sistemas de irrigação, analisando os mais diversos dados climatológicos, umidade do solo e crescimento das várias espécies de plantas para determinar os horários mais eficientes para irrigação, resultando em minimização do consumo de água com a consequente economia de recursos financeiros.

Detecção de vazamentos: neste exemplo a IA é utilizada para analisar dados de leitura de hidrômetros e identificar padrões incomuns de consumo de água que possam indicar algum tipo de vazamento, podendo resultar em perda de eficiência dos sistemas de produção e prejuízos às empresas.

 

  • Economia de combustível em caldeiras

Outro propósito para o uso de IA diz respeito à possibilidade de analisar dados dos sensores de caldeiras, otimizando o processo de combustão e ajustando a quantidade de combustível a ser utilizada para gerar a quantidade compatível de vapor. Ademais, a IA pode ser aplicada também para equilibrar a distribuição da produção de vapor (balanceamento de carga) no caso de operação simultânea de várias caldeiras, garantindo que estejam operando nos níveis mais eficientes e utilizando a menor quantidade de combustível possível. 

 

No geral, o uso da IA qualquer que seja sua finalidade, traz muitas vezes resultados surpreendentes sob o ponto de vista positivo, pois conforme já identificado e comprovado em diversos casos, o investimento de recursos financeiros é altamente compensado em razão das economias obtidas.

 

Referências: 

https://www.accenture.com/br-pt/insights/artificial-intelligence-summary-index?c=acn_glb_brandexpressiongoogle_12786843&n=psgs_0122&gclid=CjwKCAiAwomeBhBWEiwAM43YIJXL_gGvxCuw6usetsi3JmovdeJWOwSFKcmdN5WCXpU6BfT5n-afhhoCq60QAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

https://exame.com/negocios/movimento-liderado-abb-eficiencia-energetica/

https://www.energyefficiencymovement.com/pt-br/

https://360news.com.br/o-movimento-liderado-pela-abb-por-mais-eficiencia-energetica/

https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2021/09/23/movimento-pela-eficiencia-energetica-na-america-latina-busca-usar-tecnologia-para-reduzir-emissoes.ghtml

 

Jaime Scussel

Diretor Executivo

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp