Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
A eficiência energética na TOMADA DE DECISÃO
Janeiro 25, 2023 smartadmin

A eficiência energética na TOMADA DE DECISÃO

Posted in Uncategorized

A “eficiência energética” na tomada de decisão 

Em novembro último foi lançado pelo POTENCIALIZEE – Programa de Investimentos Transformadores de Eficiência Energética (EE) na Indústria (https://www.programa-potencializee.com.br), o guia técnico Eficiência Energética na Tomada de Decisão. O POTENCIALIZEE é um programa de cooperação entre Brasil e Alemanha voltado para o desenvolvimento sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por uma agência alemã de cooperação internacional denominada GIZ.

O guia técnico tem por objetivo promover a Eficiência Energética (EE) em PMEs do segmento industrial visando chamar a atenção para os aspectos econômicos e sócio ambientais de toda a indústria brasileira, que é responsável por mais de 32% do consumo total de energia do país, além de responder por quase 40% da energia elétrica consumida e 9% das emissões dos gases do efeito estufa (GEE). A partir disso se conclui que o Brasil possui um enorme potencial de Eficiência Energética e de mitigação das emissões de GEE, especialmente nas pequenas e médias empresas industriais.

Portanto, iniciativas como essa de lançar um guia para fomentar projetos de EE se mostram como essenciais para a “descarbonização” da economia brasileira e para o crescimento sustentável do país. Além disso, as vantagens sociais e ambientais relacionadas a investimentos em Eficiência Energética incluem a diminuição local da poluição atmosférica, menor consumo de energia, água e outros recursos, não deixando de lado também, a geração de empregos, maior competitividade econômica e redução da pobreza energética. 

Contudo, antes de qualquer coisa é preciso que os gestores das empresas onde há o potencial de implantação de um projeto de EE, compreendam que ações de EE são importantes para a indústria como um todo e que o processo de tomada decisão de realizar investimentos, pode ser influenciado por uma série de fatores que, no seu limiar, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto. Alguns destes fatores são:

  • Projeto – a escolha adequada de um projeto de EE é fundamental para a maximizar os resultados das ações implementadas, uma vez que a etapa de concepção e engenharia dos processos produtivos é uma das mais importantes na fase de projeto;

 

  • Especificações Técnicas – o investimento financeiro em equipamentos deve seguir critérios rigorosos e baseados em especificações corretas de equipamentos e componentes, tendo em vista que alterações de projeto após a aquisição, geralmente significam custos elevados que podem colocar em risco o sucesso do projeto como mostra a figura a seguir:

 

 

  • Retorno Financeiro – é importante que as medidas de eficiência energética tenham uma boa e realista expectativa de compensação financeira, e isto pode ser feito através da previsão de aspectos como custos de produção, tempo de setup, vida útil de equipamentos e tempo de instalação, manutenção e/ou reparo de equipamentos. Portanto, um investimento em EE difere de outros investimentos porque as suas receitas são geradas pela economia de energia e não exatamente pela atividade-fim da empresa;

 

  • Manutenção – este item é de primordial relevância, pois é preciso levá-lo em consideração no momento de planejar e implantar as ações de EE, especialmente como ponto de atenção para as equipes de manutenção, muitas vezes, as únicas responsáveis pela eficiência das plantas industriais. A falta de manutenção em equipamentos e sistemas causa sérios prejuízos reduzindo a EE e aumentando os custos de produção o quê, por vezes, acaba inviabilizando um projeto de eficiência energética. Uma sugestão trazida pelo guia lançado pela POTENCIALIZEE em termos de estratégia de manutenção é representada pela figura a seguir:

 

Existem, contudo, outros tantos fatores que podem e devem ser considerados na tomada de decisão em relação à implantação de um projeto de EE como comissionamento e operação, integração energética, instrumentação e controle e medição e monitoramento. Porém, é justamente aqui que reside a importância de acessar o referido guia que servirá de referência técnica (não sei se podemos inserir o link direto do guia…se pudermos fazer favor inseri-lo aqui).

Assim, o guia técnico “Eficiência Energética na Tomada de Decisão” traz ainda outras sugestões de o que fazer e quando em relação às diversas possibilidades de aplicação de eficiência energética na tomada de decisão. No entanto, ele serve como primeiros passos para que as empresas possam atingir os melhores resultados ao final de cada processo de implantação das ações de EE, processo este que deve ser constante, visto que novas tecnologias estão sempre surgindo e a eficiência dos processos industriais e dos equipamentos tende a aumentar.

 

Referências:     

https://www.programa-potencializee.com.br/noticias/potencializee-lanca-guia-eficiencia-energetica-na-tomada-de-decisao/

https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2020

https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/caderno-sobre-acoes-de-eficiencia-energetica-em-industrias-brasileiras

 

Jaime Scussel

Diretor Executivo

 

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp