Free delivery when you spend over £100. Offer available until 16/10/16
O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
Outubro 19, 2022 smartadmin

O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

Posted in Uncategorized

EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

Existem diversos significados para a expressão “eficiência energética” ou meramente EE. Alguns deles trazem conceitos puramente técnicos, outros encerram conceitos científicos mais complexos, e há outros ainda que, de modo simplificado, inferem uma conotação relacionada com a eficácia.

Esse assunto é tão importante que é tema inclusive de programas governamentais em nível nacional, sendo um exemplo disso o PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (www.procelinfo.com.br). Dentro desse contexto, existem inúmeros setores sejam industriais, comerciais ou residenciais onde se pode atuar de forma direta ou indireta, buscando por economia de energia, redução de custos e racionalização do uso de máquinas e equipamentos dentre outros. Como exemplos de áreas onde se pode atuar para alcançar ganhos, reduções e economias destacam-se:

·       Iluminação

·       Motores elétricos

·       Climatização

·       Geração de vapor

·       Sistemas de troca térmica

Podemos pensar, por exemplo, em conservação de energia como sendo economia ou redução de energia e, eficiência energética como sendo o uso mais eficaz e racional da energia. Ao mesmo tempo, é possível imaginar que operar uma máquina elétrica extraindo-se o máximo rendimento de tal máquina, é também uma maneira de obter eficiência ou eficácia energética, já que em certa medida estamos fazendo o uso inteligente, otimizado, racional, eficiente ou eficaz da energia e/ou do equipamento/máquina.

ENTENDENDO AS DIFERENÇAS

Apesar do tema ser de amplo domínio público, vale a pena fazer uma breve distinção entre o que é eficiência e o que é eficácia. De forma bastante objetiva EFICIÊNCIA quer dizer fazer as coisas de modo certo, correto, com competência. Já o significado de EFICÁCIA é tão simplesmente realizar a coisa certa e precisa para alcançar um dado objetivo. Mas as diferenças vão um pouco mais além, e quando se fala em eficiência energética ou conservação de energia, inevitavelmente associa-se estas expressões a ambientes industriais, produtivos etc. Nestes ambientes geralmente as medidas de conservação de energia adotadas, costumeiramente possuem caráter temporário, pontual ou corretivo visando alcançar um resultado imediato ou de curto prazo. Por outro lado, as medidas de eficiência energética normalmente requerem alterações estruturais que objetivam colher resultados à médio/longo prazos e frequentemente mais duradouros.

Outra diferença é que as medidas de conservação pressupõem a adoção de novos comportamentos e mudança de pensamentos, enquanto as medidas de eficiência, além de muitas vezes exigirem a quebra de paradigmas, quase que obrigatoriamente necessitam do uso de tecnologias. Contudo, existe um ponto comum entre ambas que são as pessoas, pois tanto conservação quanto eficiência geram resultados e valores complementares feitos por e para as pessoas, e estão intimamente relacionados com economia de recursos financeiros (redução de consumo, h-h, menor desgaste de máquinas e equipamentos etc.) e redução de impactos ambientais.

Entretanto, há outras expressões ou terminologias que dizem respeito a aspectos correlacionados a este assunto. Senão vejamos:

·        Eficiência energética

·        Conservação de energia

·        Uso racional e/ou inteligente de recursos energéticos

·        Otimização operacional de máquinas/equipamentos

·        Redução de consumo de insumos energéticos

·        Melhoria de performance energética

·        Outros

Seja qual for a expressão ou terminologia utilizada para atribuir um motivo nobre que abranja um significado que realmente traduza o exato “valor” do que se deseja dizer, há que se ressaltar que todas as definições possuem conexão com três itens basilares: 1) Pessoas; 2) obtenção de ganhos; 3) menor agressão ao meio ambiente. No contexto aqui apresentado e por ser a mais comumente utilizada na maior parte das vezes, adotou-se convencionalmente a terminologia “eficiência energética” (EE).

 

MAS…O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA? (EE)

Economia de energia e EE já eram temas que estavam na pauta das empresas antes da pandemia. Agora, com as atividades industriais e produtivas voltando aos poucos, à normalidade, fazer o melhor uso da energia é ainda mais importante. Entretanto, a EE vai além “apenas” fazer um melhor aproveitamento da energia ou ainda promover redução/economia de insumos energéticos. Na verdade, as empresas devem enxergar a eficiência energética por uma perspectiva sistêmica, muito além de se concentrar, por exemplo, na troca de lâmpadas e na substituição de equipamentos que consomem muita energia.

A eficiência energética consiste principalmente na relação entre a quantidade de energia empregada em uma determinada atividade, e a quantidade disponibilizada para sua realização. A diferença dessa conta pode mostrar o quão eficiente uma empresa está sendo em uma tarefa específica.

Também vale lembrar que investir na eficiência energética em qualquer negócio é essencial para a redução de desperdícios, para a preservação do meio ambiente, dos reservatórios de água e para a economia como um todo.

Por fim, observa-se que há uma pluralidade de conceitos e definições sobre o que é eficiência energética e, sob determinados pontos de vista, os conceitos se misturam e se fundem já que quase tudo que pensa e se diz sobre o tema acaba convergindo, individualmente, para um dos conceitos encontrados no vastíssimo banco de informações a respeito do assunto. Mas, o mais importante é compreender que através destes significados podemos depreender que o conceito de eficiência energética que talvez exprima de forma clara e objetiva, é o conceito que apregoa a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energiawww.abesco.com.br) ou seja:

“EE = atividade que busca fazer mais com menos energia através do melhor uso das diversas fontes.” 

Jaime Scussel
Diretor Executivo

 

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

*

Fale Conosco pelo WhatsApp